terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cervejarium: Laçando garçons e não aceita Visa.



Há algum tempo, eu e minha esposa fomos finalmente conhecer a Cervejarium e saborear o chope de uma cerveja que adoramos: Colorado. O bar/restaurante pertente aos fabricantes da cerveja ribeirãopretana. Fomos prestigiar e curtir o local. 
Apesar de um pouco cheio, encontramos uma mesa disponível logo ao entrar. Sentamos e aguardamos pelo atendimento.  Não faltavam garçons, eram uns 3 só na área em que nós sentamos. Serviam prontamente aos clientes, iam e voltavam. E nós, aguardando um cardápio, um 'boa noite' 'bem vindos', um 'aguarde um momento que já lhe atenderei', e por QUINZE minutos nenhum dos 3 garçons nos viu. Nos sentimos invisíveis. Levantamos e fomos embora sem que nenhum funcionário do bar nos enxergasse.
Após um bom tempo, comentamos isso com o meu primo ribeirãopretano. Aí ele explicou: "Ah, brother, lá o esquema é outro. Você tem que chegar no balcão e pedir. Não espere por um garçom. Desencane, o lugar é bacana, volte lá e grite pelo garçom". Minha esposa não se empolgou muito, mas prometemos que tentaríamos voltar ao local novamente no futuro.
Em setembro/2009, recebi um webdesigner que presta serviços para a OESP Mídia (do Grupo Estado, onde trabalho) e fomos à Cervejarium. Poderíamos ter ido ao Pingüim, afinal, era a primeira vez dele em Ribeirão Preto e o famosíssimo chope é o cartão postal oficial da cidade, certo? Bem, é sim, mas eu não vejo muita graça em servir um simples chope Antártica baseado em uma lenda boba. O lugar é aconchegante sim e possui decoração muito legal e criativa, mas a única vez que tentei conhecer o lugar, aguardei por 10 minutos por um garçom. Claro que me levantei e fui embora. Então, preferi oferecer ao meu convidado algo verdadeiramente nativo da cidade. E a cerveja Colorado, para mim, algo único e exclusivo de Ribeirão.


Escolhida a mesa, laçamos um garçom (como sugerido pelo meu primo), que nos entregou um cardápio belo e criativo. Pratos e petiscos interessantes e uma carta de chopes e cervejas de dar inveja em muitas cervejarias. Bebemos os chopes de Trigo e a Pilsen,  além de um carne grelhada em uma das cervejas. Até aí, tudo bem. Ao chegar no caixa um dizer, no mínimo curioso: Não aceitamos cartões VISA. Detalhe: Eu, minha esposa e meu convidado, TODOS com cartões VISA para pagar a conta. Tipo: VISA é o cartão mais usado no MUNDO. E ainda retrucou com cara feia para a gente dizendo que a mensagem 'NÃO ACEITAMOS VISA' estava espalhada por todo o restaurante. Mentira!
Após ficarmos pasmos com a piada o fato de não aceitarem o cartão mais usado no mundo, minha esposa correu até o caixa eletrônico mais próximo enquanto eu e meu convidado bebíamos mais um chope pilsen. E perguntei à mocinha do caixa:
- Por que vocês não aceitam Visa?
- É que o dono quis variar. Todos os lugares aceitam todos os cartões. Optamos por não aceitar Visa.
- ...!
- É verdade!
- Espere aí? Você pensa que eu vou acreditar nesta historinha? Era mais fácil você me dizer que o proprietário ficou puto com um representante da Visa, que as taxas são altas, que ele é sobrinho do dono da Mastercard, mas  isto???
E a mocinha continuou indiferente. Como se aquilo fosse a coisa mais normal do mundo. O atendimento desta vez não foi péssimo. Foi ruim (normal em Ribeirão Preto), mas não a ponto de não voltarmos. Mas certamente estará entre os últimos de nossa lista.

Enviado por Bruno Bethônico Assunção
Blog: www.bruno.expressar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário