quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bom atendimento - Cada vez mais raro de se encontrar.

Artigo.

Venho aqui mais uma vez falar sobre atendimento, pois é um assunto muito importante e que deve ser revisado.
Hoje fui bem atendido, como há muito tempo não acontecia. E o melhor, a pessoa não concluiu a venda. Este fato me deixou encabulado: por que tantas pessoas não atendem bem quando percebem que o cliente não irá finalizar sua compra naquele momento? Ao que parece, bom atendimento atualmente está ligado à conclusão da venda. E não deveria ser assim.
Falta ainda muito profissionalismo e treino para várias pessoas que deveriam oferecer o melhor para seus clientes, ao invés de tentar “empurrar” o produto que já está encalhado há meses na prateleira.

Um exemplo de bom atendimento: Fui a uma nova padaria aqui na minha cidade e perguntei se o bolo havia sido feito naquele dia. A atendente respondeu sinceramente que não, mas que um bolo fresquinho já estava vindo para o balcão e foi até a produção da padaria para pegar o bolo. Prontamente quando ela retornou me trouxe o bolo “novo”, colocou mais um “novo” no expositor e retirou o velho. A sinceridade dela acabou de trazer alguns clientes para esta padaria, pois além de eu ir comprar lá, irei indicar a padaria para vários amigos. Ainda nessa situação do bolo, levei para a casa de um amgo que elogiou bastante a qualidade do produto. Imaginem se eu tivesse comprado o bolo que não era “fresquinho”. Isso vale para várias outras situações.

Devemos como consumidores dar o feedback a empresas que atendem mal, oferecem produtos de pouca qualidade ou que tenham qualquer outro problema durante o processo de venda. Desta forma, as empresas ou empresários que sabem ouvir o mercado podem fazer algumas melhorias que muitas das vezes são muito fáceis de serem arrumadas. Não adianta só reclamar. Essa é a atitude de um consumidor “rookie” ou iniciante. Se ninguém reclamar de algo que está sendo feito de forma errônea, não adianta reclamar depois, pois a empresa muitas vezes não se toca que está fazendo a coisa errada.

Mais um aspecto importante é o comprometimento: Onde quer que você trabalhe, não importa o nível hierárquico, seja o melhor no que você faz. Muita gente reclama que trabalha no mesmo emprego há vários anos e não sai do lugar. Tirando algumas empresas, muitas pessoas se acomodam e não mostram que querem crescer. Não adianta esperar que as chances caiam no seu colo, tem que correr atrás e mostrar que você merece.


Erick Pereira | Criativos do Marketing | criativosdomarketing.wordpress.com

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